Você pode, através deste Blog, ler as últimas postagens do site de SÂO GALVÃO (Santo Antonio de Santana Galvão, o Frei Galvão). Para isto, o leitor deverá clicar no terceiro LINK, situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS do "Google News e "Edson Paim Notícias". Ao clicar nos outros dois LINKS, são acessadas as noticias do dia, do país e do mundo, independentemente da atualização deste Blog.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Cristo Redentor comemorou, ontem, 78 anos
Fonte: FM PAN
Redação
Uma das sete maravilhas do mundo moderno e um dos cartões postais mais conhecidos no mundo, o Cristo Redentor completa, nesta segunda-feira (12), 78 anos de idade. Inaugurada no dia 12 de outubro de 1931 e localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor está até no Guiness, o livro dos recordes, como a maior estátua de Cristo do mundo, com seus 38 metros de altura.
Hoje, o Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Yes, Nós Vencemos! - Deus é, mesmo, brasileiro!
O Globo
Manchete: 2016, o ano que já começou
Fazer uma estação de metrô por ano
Duplicar as vagas da rede hoteleira
Despoluir a Baía e as lagoas da Barra
Construir e reformar 33 instalações esportivas
Foi uma decisão histórica e emocionante, que levou às lágrimas o presidente Lula e as mais de 30 mil pessoas que foram à Praia de Copacabana e comemoraram em clima de Copa do Mundo a conquista do Rio.
Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos serão na América do Sul, e o Brasil se juntará a EUA, Alemanha e México no restrito grupo de países que fizeram a Copa do Mundo e uma Olimpíada em apenas dois anos.
Agora os governos municipal, estadual e federal terão que trabalhar muito para tirar do papel as promessas feitas ao COI. São apenas sete anos para fazer em 50: renovar o caótico sistema de transportes (foram apenas duas novas estações de metrô nos últimos oito anos), duplicar para 48 mil as vagas em hotéis, modernizar a infraestrutura de segurança, despoluir a Baía de Guanabara e as lagoas da Barra, e construir e reformar 33 instalações esportivas, inclusive a Vila Olímpica.
Pelé e João Havelange foram decisivos na vitória, que se mostrou até fácil: 66 votos contra 32 de Madrid. Chicago foi eliminada de cara. O mercado financeiro festejou. (págs. 1, Caderno Especial 29 e editorial “Hora da virada”
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Olimpíada de 2016 será no Rio
O Rio de Janeiro foi escolhido como sede da Olimpíada de 2016, após bater Madrid por larga vantagem (66 a 32) no último turno da votação do Comitê Olímpico Internacional, em Copenhague (Dinamarca). Antes, o Rio já havia superado Chicago, eliminada no primeiro turno, e Tóquio, no segundo. É a primeira vez que uma cidade da América do Sul receberá uma Olimpíada – marcada para depois da segunda Copa no Brasil, em 2014.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou com a escolha e disse ter vivido “talvez” o dia mais emocionante de sua vida.
“Sempre achei que tinha alguma coisa que faltava ao Brasil. Por sermos um país colonizado, a gente tem mania de pensar pequeno”, disse o presidente, que assistiu à votação ao lado do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes (ambos do PMDB). Os Jogos devem custar R$ 28 bilhões ao país.
A escolha do Rio refletiu a divisão do COI entre o grupo de seu atual presidente, Jacques Rogge, que apoiou veladamente o Brasil, e o ex-presidente Juan Antonio Samaranch, cujo filho chefiava a campanha por Madrid.
A viagem de Barack Obama à Dinamarca não evitou a eliminação de Chicago, base do presidente dos EUA. Num dia fraco nos mercados mundiais, a escolha do Rio fez a Bovespa fechar com alta de 1,18%. (págs. 1 e Especial Rio 2016)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Olimpíada de 2016 é do Rio
O Rio de Janeiro foi escolhido ontem como sede da Olimpíada de 2016. A decisão histórica acaba com 120 anos de assimetria política e desportiva, ao colocar os Jogos Olímpicos na América do Sul pela primeira vez.
O projeto brasileiro, iniciado há 10 anos e derrotado anteriormente duas vezes, desta vez superou três concorrentes fortes: Chicago, Tóquio e, por fim Madrid. O placar da última votação no Comitê Olímpico Internacional (COI) foi implacável: 66 votos para o Rio, 32 para Madrid.
Embora o projeto carioca fosse considerado perfeito do ponto de vista técnico, o que pesou a favor da decisão do COI foi a possibilidade de universalizar os Jogos.
Além dos simbolismos, a escolha acrescenta desafio ao futuro próximo do Brasil, que será sede da Copa do Mundo de 2014. “Temos consciência do que é preciso fazer”, disse o presidente Lula. (págs. 1 e Caderno Especial)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Sim, nós vencemos
Edição especial radiografa a festa e aponta os desafios do Rio para abrigar os Jogos. (págs. 1, Tema do dia A2 a A6. Caderno Especial Rio 2016. Coisas da Política A2. Informe JB A4. Editorial A8 e Anna Ramalho A14)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Nosso senhor dos anéis
Copenhague – Ao vencer cidades do porte de Madrid, Chicago e Tóquio para conquistar o direito de sediar as Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro lançou o Brasil no seu maior desafio deste século.
Pelos próximos sete anos, o país terá de provar que reúne condições de organizar a maior competição esportiva do mundo, tarefa que exige planejamento, investimento e empreendedorismo. E custa caro. Pelas estimativas iniciais, os Jogos do Rio vão custar R$ 29 bilhões, com recursos públicos e privados.
Rumo às Olimpíadas, o Brasil mostrou competência. Com um projeto bem elaborado, uma campanha emocionante e o convincente argumento de que a América do Sul precisa conhecer o espírito olímpico, a Cidade Maravilhosa arrasou a capital espanhola no votação final do COI, recebendo 66 votos, contra 32 da rival.
“É o dia em que me senti mais orgulhoso de ser brasileiro”, disse, em lágrimas, o presidente Lula. Na cidade do Cristo Redentor, a festa tomou conta da Praia de Copacabana. (págs. 1, Super Esportes 2 a 11 e Visão do Correio 24)
Sinopse Radiobras
domingo, 7 de junho de 2009
Papa diz que homem tem em seu genoma marca profunda da Trindade
O pontífice fez essa declaração diante de cerca de 50 mil pessoas que assistiram na Praça de São Pedro do Vaticano à reza do Ângelus, no dia em que a Igreja festeja a Santíssima Trindade.
O papa ressaltou que Jesus revelou ao homem que Deus é amor, "não na unidade de uma só pessoa, mas na Trindade de uma só substância, três pessoas que são um só Deus, porque o pai é amor, o filho é amor e o espírito é amor".
"A prova mais forte de que somos feitos à imagem da Trindade é esta: só o amor nos faz felizes, já que vivemos para amar e ser amados. Usando uma analogia sugerida pela biologia, podemos dizer que o ser humano tem em seu próprio genoma a marca profunda da Trindade, de Deus-amor", afirmou o pontífice.
Bento XVI acrescentou que Deus é "tudo e só amor, amor puríssimo, infinito e eterno".
O pontífice precisou que Deus "não vive em uma esplêndida solidão", mas, "ao contrário, é fonte inesgotável de vida que incessantemente se entrega e se comunica", e isso pode ser comprovado observando a terra, os planetas, as estrelas, as galáxias, as células, os átomos e as partículas elementares.
Em tudo isso - acrescentou - está impresso o nome da Trindade, "já que tudo provém do amor, tende ao amor e se movimenta empurrado pelo amor, naturalmente com diferentes graus de consciência e liberdade".
Bento XVI irá na próxima quinta-feira à Basílica de São João de Latrão, catedral de Roma, para presidir a solenidade do Corpus Christi.
Após a missa, presidirá pelas ruas do centro de Roma a tradicional procissão de Corpus Christi que percorre de São João de Latrão até a Basílica de Santa Maria Maior.
UOL Celular
sábado, 11 de abril de 2009
Encenação sobre Paixão de Cristo no DF busca reflexão sobre solidariedade e justiça
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Paróquia Maria Imaculada, do Guará II, cidade satélite do Distrito Federal, realizou na manhã de hoje (10) a Via Sacra da Semana Santa, reunindo centenas de pessoas, que seguiram em procissão, ocupando na via pública um espaço que se alternava entre 100 a 200 metros.
A Arquidiocese de Brasília organizou essas celebrações durante todo o dia em todas as cidades satélites do Distrito Federal. O marco principal da Semana Santa no DF é o ritual das 14 Estações do Calvário de Jesus, que ocorre no final da tarde, no Morro da Capelinha, em Planaltina, região a 45 quilômetros do centro de Brasília, e que faz a encenação da Paixão de Cristo tradicionalmente todos os anos.
A pregação da Via Sacra no Guará II foi feita em carro de som que acompanhou a multidão, procurando destacar os ensinamentos de Jesus, como o amor, a tolerância e a humildade. A encenação da cerimônia teve a participação de atores da comunidade do Guará, divididos entre os centuriões que acompanharam o percurso entre o julgamento de Jesus e a sua morte na cruz, e os seguidores que acompanhavam o calvário.
O figurante que encenava Jesus Cristo, carregando a cruz, era acompanhado pelos dois malfeitores, que no episódio da Via Sacra, eram também açoitados pelos soldados. Na quarta estação, em que Maria, a mãe de Jesus, se aproximou dele procurando ajudá-lo, a pregação destacou que, a exemplo dela , muitas mulheres no mundo de hoje choram também a dor dos seus filhos.
O trabalho de entidades sociais que procuram apoiar as camadas mais pobres que vivem à margem dos direitos sociais, foi outro destaque da pregação, abordado no episódio em que Verônica se aproxima de Jesus, desgastado pelo percurso do calvário, e envolve seu rosto com a toalha, que historicamente mostrou a face marcada pelo sangue que a cobria.
O sermão, durante o percurso, abordou assuntos como a solidariedade, justiça e violência nos centros urbanos.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
O PÃO DE CRISTO - Danielle Moraes - Vale a pena ler...
Depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se obrigado a recorrer à
mendicância para sobreviver, coisa que o entristecia e envergonhava muito.
Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um clube social,
quando viu chegar um casal.
Vítor lhe pediu algumas moedas para poder comprar algo para comer.
- Sinto muito, amigo, mas não tenho trocado- disse ele.
Sua esposa, ouvindo a conversa perguntou:
- Que queria o pobre homem?
- Dinheiro para comer. Disse que tinha fome - respondeu o marido...
- Amor, não podemos
entrar e comer uma comida farta que não necessitamos e
deixar um homem faminto aqui fora!
- Hoje em dia há um mendigo em cada esquina! Aposto que quer dinheiro para
beber!
- Tenho uns trocados comigo. Vou dar-lhe alguma coisa!
Mesmo de costas para eles, Vitor ouviu tudo que disseram. Envergonhado, quer
ia afastar-se correndo dalí, mas neste momento ouviu a amável voz da mulher
que dizia:
- Aqui tens algumas moedas. Consegue algo de comer, ainda que a situação
esteja difícil, não percas a esperança. Em algum lugar existe um lugar de
trabalho para ti. Espero que encontres.
- Obrigado, senhora. Acabo de sentir-me melhor e capaz de começar de novo. A
senhora me ajudou a recobrar o ânimo! Jamais esquecerei sua gentileza.
- Você estará comendo o Pão de Cristo! - Partilhe-o, disse ela com um largo
sorriso dirigido mais a um homem que a um mendigo.
Vítor sentiu como se uma descarga elétrica
lhe percorresse o corpo. Encontrou
um lugar barato para se alimentar um pouco. Gastou a metade do que havia ganhado
e resolveu guardar o que sobrara para o outro dia e assim, comeria 'O Pão
de Cristo' dois dias. Uma vez mais aquela descarga elétrica corria por seu
interior: O PÃO E CRISTO!
- Um momento! - pensou. Não posso guardar o pão de Cristo somente para mim
mesmo.
Parecia-lhe escutar o eco de um velho hino que tinha aprendido na escola. Neste
momento, passou a seu lado um velhinho.
Quem sabe, este pobre homem tenha fome, pensou. - Tenho que partilhar o Pão de
Cristo.
- Ouça, exclamou Vitor. - Gostaria de entrar e comer uma boa comida?
O velho se voltou e encarou-o sem acreditar.
- Você fala sério, amigo? O homem não acreditava em tamanha sorte, até que
estivesse sentado em uma mesa coberta, com uma toalha e com um belo prato de
comida quente na frente.
Durante a ceia, Vítor
notou que o homem envolvia um pedaço de pão em sua
sacola de papel.
- Está guardando un pouco para amanhã? Perguntou.
- Não, não. É que tem um menininho que conheço onde costumo freqüentar que
tem passado mal ultimamente e estava chorando quando o deixei. Tinha muita fome.
Vou levar-lhe este pão.
- O Pão de Cristo! Recordou novamente as palavras da mulher e teve a estranha
sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela mesa. Ao longe os
sinos da igreja pareciam entoar o velho hino que havia soado antes em sua
cabeça.
Os dois homens levaram o pão ao menino faminto que começou a engolí-lo com
alegria.
De repente, se deteve e chamou um cachorrinho. Um cachorrinho pequeno e
assustado.
- Tome cachorrinho. Dou-te a metade, disse o menino. O Pão de Cristo
alcançará também você.
O pequeno tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e começou a vender o
jornal
com alegria.
- Até logo! Disse Vitor ao velho. Em algum lugar haverá um emprego. Não
desespere!
- Sabe? Sua voz se tornou em um sussurro. Isto que comemos é o pão de Cristo.
Uma senhora me disse quando me deu aquelas moedas para comprá-lo. O futuro nos
presenteará com algo muito bom!
Ao se afastar, Vitor reparou o cachorrinho que lhe farejava a perna. Agachou-se
para acariciá-lo e descobriu que tinha uma coleira onde estava gravado o nome e
endereço de seu dono.
Vítor caminhou um bom pedaço até a casa do dono do cachorro e bateu na
porta.
Ao sair e ver que havia sido encontrado seu cachorro, o homem ficou
contentísimo, e logo sua expressão se tornou séria. Estava por repreender
Vitor, que certamente lhe havia roubado o cachorro.., Mas, não o fez, pois
Vitor mostrava no rosto um ar e dignidade que o deteve.
Disse então:
- No jornal de ontem, oferecí uma recompensa pelo
resgate. Tome!
Vitor olhou o dinheiro meio espantado e disse:
- Não posso aceitar. Somente queria fazer um bem ao cachorrinho.
- Pegue-o! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto! Você precisa de
um emprego?
Venha ao meu escritório amanhã. Faz-me muita falta uma pessoa íntegra como
você.
Ao voltar pela avenida aquele velho hino que recordava sua infância, voltou a
soar em sua alma. Chamava-se 'PARTE O PÃO DA VIDA',
'NÃO O CANSEIS DE DAR, MAS NÃO DÊS AS SOBRAS,
DAI COM O CORAÇÃO, MESMO QUE DOA'.
QUE O SENHOR NOS CONCEDA A GRAÇA DE TOMAR
NOSSA CRUZ E SEGUÍ-LO, MESMO QUE DOA!
Bem, agora se desejares, reparta com os amigos.
Ajuda-os a repartir e refletir. Eu já o fiz.
ESPERO QUE SIRVA PARA SUA VIDA...
QUE DEUS OS BENDIGA SEMPRE...!!!
Senhor Jesus: 'Te amo muito, te necessito para sempre, estás no mais
profundo de meu coração, bendize com teu carinho, a
minha família, minha
casa, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e meus
amigos'.
Repasse esta oração.
Receberás milagres amanhã e sempre. Não o ignores.
Afinal, por que não mandar uma prece ao Senhor?
quinta-feira, 5 de março de 2009
Coluna da Mônica Bergamo: Dilma participa de missa do padre Marcelo
Hoje na Folha A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já está em campanha para se tornar mais popular. Ela disse ao staff do padre Marcelo que gostaria de "conhecer" as missas do Santuário do Terço Bizantino, na zona sul de São Paulo, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição de hoje da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
De acordo com a coluna, Dilma estará hoje no altar com o religioso. Ela ficará numa área VIP, que é reservada a políticos, artistas e atletas.
Pela legislação eleitoral, nenhum candidato pode fazer campanha agora. Participar da missa do padre Marcelo costuma ser parada obrigatória de todo candidato. No ano passado, a maioria dos candidatos à Prefeitura de São Paulo passou pelo altar do Terço Bizantino.
Dilma é a preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a sucessão de 2010. Para a oposição, Lula já está fazendo campanha para a ministra. E por isso entrou com uma ação contra os dois no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas A AGU (Advocacia Geral da União), que defende os dois, nega e diz que Dilma apenas cumpre sua agenda de ministra.
Leia coluna completa na edição de hoje da Folha.