sábado, 11 de abril de 2009

Encenação sobre Paixão de Cristo no DF busca reflexão sobre solidariedade e justiça

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil


Brasília - A Paróquia Maria Imaculada, do Guará II, cidade satélite do Distrito Federal, realizou na manhã de hoje (10) a Via Sacra da Semana Santa, reunindo centenas de pessoas, que seguiram em procissão, ocupando na via pública um espaço que se alternava entre 100 a 200 metros.

A Arquidiocese de Brasília organizou essas celebrações durante todo o dia em todas as cidades satélites do Distrito Federal. O marco principal da Semana Santa no DF é o ritual das 14 Estações do Calvário de Jesus, que ocorre no final da tarde, no Morro da Capelinha, em Planaltina, região a 45 quilômetros do centro de Brasília, e que faz a encenação da Paixão de Cristo tradicionalmente todos os anos.

A pregação da Via Sacra no Guará II foi feita em carro de som que acompanhou a multidão, procurando destacar os ensinamentos de Jesus, como o amor, a tolerância e a humildade. A encenação da cerimônia teve a participação de atores da comunidade do Guará, divididos entre os centuriões que acompanharam o percurso entre o julgamento de Jesus e a sua morte na cruz, e os seguidores que acompanhavam o calvário.

O figurante que encenava Jesus Cristo, carregando a cruz, era acompanhado pelos dois malfeitores, que no episódio da Via Sacra, eram também açoitados pelos soldados. Na quarta estação, em que Maria, a mãe de Jesus, se aproximou dele procurando ajudá-lo, a pregação destacou que, a exemplo dela , muitas mulheres no mundo de hoje choram também a dor dos seus filhos.

O trabalho de entidades sociais que procuram apoiar as camadas mais pobres que vivem à margem dos direitos sociais, foi outro destaque da pregação, abordado no episódio em que Verônica se aproxima de Jesus, desgastado pelo percurso do calvário, e envolve seu rosto com a toalha, que historicamente mostrou a face marcada pelo sangue que a cobria.

O sermão, durante o percurso, abordou assuntos como a solidariedade, justiça e violência nos centros urbanos.

Nenhum comentário: